O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

PROJETOS



PROJETO JACARÉS DE JUTURNAÍBA


Inicio do projeto em jurutnaiba, buscando relacionar as atividades de extracao de recursos naturais e a conservacao de jacares em ambientes naturais com grande abundancia de recursos e relatiavamente baixo impacto antropico.O projeto visa atrair os pescadores para a causa ambiental, buscando treina-los e orientar-los a pratica das boas maneiras com o mais proximo de zero impacto ambiental possivel. E, da mesma maneira, estimular a economia local atraves as redes de participacao em programas de conservacao ambiental a serem promovidos.

_ ___________________________________________________________________




RESGATE E MANEJO DE JACARÉS EM AMBIENTES URBANOS.


Resgatar os animais e não saber mais o que acontece com ele nao faz o menor sentido! Desta forma, nós do Instituto Jacaré buscamos marcar e catalogar todos os animais para que possamos ao longo do tempo monitorar atraves de estudos ecologicos de longa duracao os animais resgatados juntos aos animais do programa de estudo. Ou seja, buscamos realizar o monitoramento posterior dos animais nas suas respectivas areas de soltura. Com um projeto de 20 anos realizamos o monitoramento da populacao de jacares de papo amarelo no Complexo Lagunar de Jacarepaguá, e com uma media de 20 resgates por ano, podemos garantir que todos os animais estao sendo acompanhados atraves de um trabalho árduo de captura, marcacao e recaptura dos individuos nas lagoas de Jacarepaguá. Confira mais informacoes em nossas redes sociais.

_ ___________________________________________________________________
PROJETO JACARÉS URBANOS


Projeto Jacarés urbanos teve seu início em conjunto com o mestrado iniciado em 2006 pela Universidade Federal de Juiz de Fora. O estudo contempla entender a dinâmica e o funcionamento de populações naturais de jacarés no complexo lagunar de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ. Começou com o estudo de dieta de Caiman latirostris e o estudo de bioacumulação de metais pesados (Mercurio) em ambientes urbanos no município.
O estudo hoje, em conjunto com a tese de doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, contempla entender a dinâmica populacional e os problemas envolvidos na redução de áreas de reprodução, alimentação e uso dos jacarés em paisagens fragmentadas no município.
O estudo conta com parcerias como a ZOOTECH, o criadouro comercial ARURÁ e o CSG (Grupo de especialistas em crocodilianos da IUCN).
________________________________________________________________________




Campanha realizada pelo Instituto Jacaré em prol da recuperação das lagoas da Zona oeste do município do Rio de Janeiro.


As lagoas do complexo lagunar de Jacarepagua abrigam uma das últimas populações de jacarés, dentre outras espécies de peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos aquáticos, em áreas de conservação no município do Rio de Janeiro. Um sistema de lagoas que se conecta por toda região da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. Recebe agua tanto do mar como do reservatório do Camorim, uma enorme lagoa crivada entre as montanhas no Parque Estadual da Pedra Branca, repleto de riachos e cachoeiras formam um conjunto de ambientes de beleza cênica e de grande relevancia ecológica.
É preciso agir! E a hora é agora.... Apoiem o Projeto Jacaré, divulguem esta mensagem, comentem entre amigos e conhecidos. Vamos lutar para a recuperação das lagoas. Vamos parar com os erros no planejamento urbano, ou melhor, vamos começar a planejar.

___________________________________________________________________


Experiência profissional do biólogo Ricardo Freitas Filho com crocodilianos amazônicos em trabalhos técnicos realizados na FLONA de Carajás-PA. Onde foram estudados as populações de Caiman crocodilus (jacaré-Tinga) e Paleosuchus trigonatus (jacaré-coroa) como resposta às variações de uma área de mineração da Vale.
____________________________________________________________________